6.1.1000 - (22-06-2017)
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Versão 6.1.1000 do Super Business lançada no dia 22/06/2017.
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Adicionado no sistema o módulo CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
CTe é um documento eletrônico, como a NFe, ou seja, existe apenas na forma digital (um arquivo XML), que é emitido e armazenado eletronicamente.
O principal objetivo do CT-e é documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Duto viário). Foi implementado no Super Business o tipo de modal Rodoviário, modelo 57. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente (garantia de autoria) e pela recepção e autorização de uso, pelo Fisco. O CT-e tem validade em todos os Estados da Federação.
O que foi implementado no Super Business:
1 - Emissão de CT-e modelo 57, somente do tipo modal rodoviário.
2 - Cancelamento do CT-e.
3 - Geração de parcelas no receber ao emitir o CT-e, e cancelamento das mesmas ao cancelar o CT-e.
4 - Inutilização do CT-e.
5 - Carta de Correção CT-e.
Primeiramente, na instalação do Super Business deverá ser marcado o check-box "Instalar arquivos para uso da CT-e FlexDocs".
Para utilizar o módulo CT-e no Super Business, deverá ser marcado no Configurar Módulos (Utilitários -> Configuração do Sistema -> Configurar Módulos) o check-box CT-e.
Ao abrir a tela de CT-e (Fiscal -> CT-e -> CT-e) abrirá o filtro inicial para filtrar por período ou séries.
Essa é a tela de CT-e. Na parte superior tem-se o combo-box de Finalidade, Impressão, Tipo de Emissão, Tipo do Serviço e Situação.
Finalidade estão funcionando as opções: 0 - CT-e Normal, 1 - CT-e Complementar Não estão funcionando as opções: 2 - Anulação, 3 - Substituição
Emissão está funcionando a opção: 1 - Normal Não estão funcionando as opções: 4 - EPEC, 5 - Contingência FSDA, 7 - Autorização pela SVC-RS, 8 - Autorização pela SVC-SP
Tipo do Serviço está funcionando a opção: 0 - Normal Não estão funcionando as opções: 1 - Subcontratação, 2 - Redespacho, 3 - Redespacho Intermediário, 4 - Serviço Vinculado a Multimodal
OBS.: O modelo 57 deverá ser cadastrado no Cadastro de séries (Cadastro -> Fiscal -> Série).
A tela conta com 5 abas:
CFOP: Poderá ser colocado um CFOP padrão nos Parâmetros, para quando for incluído um novo CT-e, seja colocado o CFOP de forma automática.
Tipo de Frete: Quem irá pagar o frete (Emitente, Remetente, Expedidor, Recebedor, Destinatário, Outros, Sem Frete). CIF/FOB: O frete CIF significa que o frete é pago na origem, ou seja, no preço da venda estão inclusos o custo da mercadoria, o seguro de transporte que garante a mercadoria e o frete de transporte até o destino. Já o frete FOB, a responsabilidade do pagamento do frete é daquele que receberá a mercadoria no destino final.
Remetente Destinatário Veículo: Veículo que será utilizado para realizar o transporte.
Local de Prestação do Serviço UF Início: Origem do frete. UF Término: Destino do frete.
Notas Fiscais Chave de Acesso: Chave de Acesso válida. PIN Suframa Previsão de Entrega
Dados da Carga Valor da Carga Produto Predominante: Produto Predominante da carga (é um campo obrigatório). Outras Características: Outras características sobre a carga.
Unidade: Tipo de unidade da carga Tipo da Medida Quantidade
Componentes do Valor da Prestação de Serviço Descrição: Cada componente que compõe o valor da prestação, deverá estar em um grid. Valor
ICMS/ST CST Base de Cálculo % Aliq. Valor Total dos Tributos
ICMS - Interestadual (Partilha) Base de Cálculo Alíquota Interna Destino Alíquota Interestadual
UF Origem Valor Partilha
UF Destino % FCP Valor FCP Valor Partilha
Total dos Serviços Total do Frete (Receber) Desconto: Caso haja desconto, deverá ser informado nesse campo.
Observações Gerais
Observações de Interesse do Contribuinte Identificador Texto
Observações de Interesse do Fisco Identificador Texto
OBS.: Os campos acima servem para realizar observações referentes ao envio da carga.
Parcelamento gera um Receber.
Tipo da Fatura Plano de Conta Qtde. Intervalo (Dias) Emissão 1º Vencimento Valor
Ao terminar, o CT-e poderá ser emitido normalmente
Se a tela estiver em edição, o status do CT-e será "Em Digitação".
Se após emitir o CT-e houver algum erro, não será enviado, mas ficará com o status "Autorizado" caso a estrutura do arquivo XML estiver certa, mas as informações contidas estiverem com alguma validação.
Se todos os dados estiverem corretos o CT-e será emitido e ficará com status "Enviado".
Dacte é uma representação simplificada do CT-e, ou seja, a impressão do CT-e.
Para cancelar um CT-e, deverá clicar no botão "Cancelar" no canto inferior direito da tela.
Depois justificar o motivo do cancelamento em no mínimo 15 caracteres.
E depois o CT-e será cancelado.
OBS.: Não é possível cancelar um CT-e que tenha Carta de Correção.
Para inutilizar um CT-e, deverá ser informado o ano, série, CT-e Inicial, CT-e Final e a justificativa (com no mínimo 15 caracteres) para tal inutilização.
A sequência referente a CT-e Inicial e CT-e Final é de acordo com a sequência da SEFAZ.
Como o próprio nome sugere, a carta de correção eletrônica é um documento fiscal com o objetivo de corrigir informações de um CT-e, ou seja, se emitir um CT-e com erro, pode corrigir com uma Carta de Correção Eletrônica.
"Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documentos fiscais relativos à prestação de serviço de transporte, desde que o erro não esteja relacionado com:
I – as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da prestação; II – a correção de dados cadastrais que implique mudança do emitente, tomador, remetente ou do destinatário; III – a data de emissão ou de saída."
OBS.: Quando houver mais de uma CC-e para um mesmo CT-e, deverão ser consolidados no último CC-e todas as informações retificadas anteriormente.
Para expedir uma carta para corrigir um CT-e é simples, deverão ser preenchidos os campos: Chave de Acesso, Data, Sequencical, Texto Acentuado, Grupo Alterado, Campo Alterado, Nova Informação e Nº Item (não é obrigatório).
Depois deverá ser transmitida a Carta de Correção.
Alterado na exportação para o Super Fiscal para enviar as CT-es.
Adicionado na Remessa Bancária após o número do documento os campos "Emissão" e "Valor".
Também redimensionado melhor para mostrar mais informações.
Adicionada validação que impede que a margem ao importar XML seja atualizada para mais de 10 mil %.
Retirado todos os procedimentos de cupom fiscal dentro do sistema. Ficando apenas a NF-e, NFC-e e agora a CT-e.
Adicionada rotina que atualiza os cadastros de NCM/Alíquotas IBPT diretamente do Web-Service (Utilitários -> Suporte -> Produtos -> Atualiza IBPT). Mas serão atualizados apenas os NCM que tiverem vinculados aos produtos.
Obs.: O processo pode demorar um pouco.
Alterado o procedimento que faz a captura do XML da NF-e na compra para o novo serviço de distribuição DF-e da SEFAZ.
Alterado para quando um produto já estiver vinculado com o fornecedor, informar qual o produto que está com esse cadastro sendo utilizado.
O menu do Super Business agora tem uma distribuição mais adequada dos itens, facilitando assim a visualização dos itens e sub-itens.
ANTIGO MENU
NOVO MENU
As mudanças foram: - O nome do Contas a Receber e Contas a Pagar que agora só são Receber e Pagar; - Itens: Entrada, Saída e Fiscal
No item "Entrada" estão os sub-itens Compras e Conhecimento de Frete;
No item "Saída" estão todos os sub-itens referentes a saída;
No item "Fiscal" estão os sub-itens Fiscais, como: Nota Fiscal, CT-e e Contábil.
Criada uma marcação na tela de Bancos (Cadastro -> Caixa -> Bancos), se os boletos em caso de convênios, serão gerados para o convênio ou para o conveniado.
Controle de Estoque de Produto Acabado Adicionado um relatório com as informações de Produto Acabado.
Com as informações de: Quantidade Produzida, Quantidade Saída e Estoque Atual dos produtos.
DANFE - NFC-E - IF Alterado para na impressão DANFE NFC-e IF também sair o campo descrição complementar.
Produtos Vendidos à vista e a prazo Correção do campo desconto;
Correção do campo quantidade;
Correção do valor à vista;
Correção do valor total;
Adicionado ao relatório o agrupamento por "vendedor".
Vendas Retirado o filtro de 'Bonificação' da View Vendas, e Itens_orçamento_liquido, para que assim seja trago as vendas e produtos que foram vendidos como Bonificação.
Clientes com Parcelas Quitadas Criado um relatório para filtrar os clientes que compraram a prazo e quitaram as suas parcelas, pode ser filtrado pelo período.
Histórico de a Retirar por Cliente Adicionado filtro de venda no relatório, sendo possível filtrar mais que uma venda;
Adicionado dentro do relatório o campo Venda (esse campo só irá ser mostrado quando tiver dados, caso não tenha, o campo fica invisível).
(Utilitários -> Configuração do Sistema -> Parâmetros do Sistema -> Fiscal)